Tipos de psicopatia

          Os psicopatas podem ser divididos em várias categorias distintas, de acordo com a personalidade, o impacto das suas acções condenáveis, etc.
          Categorias de psicopatas de acordo com a influência de outros transtornos de personalidade (segundo o psicólogo Theodore Millon):

                  • “O invejoso” – Tem em mente que a vida foi injusta para consigo, outorgando aos demais a luxúria e poder que ele, segundo o seu ponto de vista egocêntrico, merece. Assim, obtém gozo em apoderar-se e destruir aquilo que os outros constroem e ostenta símbolos ligados ao poder e à riqueza, como jóias ou automóveis.

                  • “O defensor da reputação” – Tem como principal apanágio o narcisismo. É frio, implacável e duro, sendo que, se a sua fama e reputação forem ameaçadas, este recorre com veemência ao uso da força, no âmbito de punir os seus causadores da “mancha” na sua reputação.

                  • “O aventureiro” – Tem indícios de personalidade “histriónica”, ou seja tem necessidade de chamar a atenção dos demais, com o intuito de ser admirado. Comete crimes extraordinários, executa actividades violentas, que podem causar morte e que lhe provocam adrenalina, etc.

                  • “O nómada” – Aparenta traços de personalidade “esquizóide”(directamente ligada à esquizofrenia). Nega as regras sociais para se viver em harmonia com os outros, entregando-se a diferentes actividades socialmente reprovadas, como a prostituição, alcoolismo, ou drogas.

                  • “O malévolo” – Tem uma personalidade “paranóide”, sendo que sempre desconfia que os seus semelhantes, de alguma forma, o vão trair ou magoar. Portanto, como forma de se vingar, é violento amiúde. Se sucumbir aos seus impulsos sádicos, o psicopata pode mesmo causar terror aos indivíduos mais fracos, como crianças ou deficientes, apenas para se divertir.

          Graus de psicopatas segundo o impacto dos seus actos:

                  • “Leve” – Psicopatas que têm gozo em causar discórdia entre os seus semelhantes, auto-vitimizam-se, são, aparentemente, extremamente conversadores, mentem com frequência.

                  • “Moderado” – Não olham a meios para atingir os seus fins e os seus actos têm um impacto mais negativo comparativamente com o grau “leve”. Apreciam a desgraça alheia.

                  • “Grave” – Quando cometem crimes violentos, como assassínios em série.