Norman Bates

Título do Filme: Psycho

Sinopse do produto de ficção: O filme começa quando uma secretária chamada Marion faz um desfalque de 40 mil dólares na imobiliária onde trabalha. Numa tarde de 6ª feira, Marion pede licença ao seu patrão para sair mais cedo do emprego e leva consigo o pacote que contém uma aveludada quantia em notas. Marion opta por fugir com o dinheiro, acreditando que seria apenas descoberta após o fim-de-semana. Marion parte sem destino ao longo das estradas e acaba por fazer uma paragem num pequeno hotel isolado e com o ar decadente (Hotel Bates). No hotel, Marion é atendida por um rapaz simpático, mas estranho, chamado Norman Bates. Durante uma conversa com o recepcionista, Marion percebe que ele é bastante tímido e controlado pela sua mãe autoritária (que vive numa casa localizada ao lado do hotel). Após a conversa, Marion dirige-se ao seu quarto e é então que acontece o inesperado: Marion é brutalmente assassinada enquanto toma banho. Esta cena tornar-se-ia numa das mais famosas cenas de toda a história do cinema.

História do psicopata: Norman Bates tem uma infância bastante atribulada graças à exagerada autoridade revelada pela sua mãe. De acordo com ela, o sexo era maligno e todas as mulheres (excepto ela) eram prostitutas. Os dois viveram juntos muito dependentes um do outro após a morte do pai de Norman. Quando ele já era um adolescente, a sua mãe arranjou um namorado, situação que veio a despertar um sentimento louco de inveja em Norman. Norman Bates acaba por envenená-los, guardando depois o corpo da sua mãe. Após o crime, Norman desenvolve um transtorno dissociativo de identidade, doença mental que faz com que ele assuma por vezes a personalidade da sua mãe falecida.

Razões/modo de actuar: Norman acaba por ficar a gerir o Hotel Bates, que, devido ao seu isolamento, não tem muitos clientes. Numa noite, Marion Crane procura refúgio no Hotel Bates e Norman apaixona-se por Marion. No momento em que os seus desejos de paixão por Marion aumentam, a personalidade da sua mãe acaba por vir ao de cima. Norman acaba por assassinar Marion Crane no banho (vestido com as roupas da sua mãe). De acordo com o filme, quando Norman se apaixona por Marion, a personalidade da sua mãe ficou com ciúmes (o mesmo sentimento que ele sentiu em relação ao namorada da sua mãe) e decidiu assassinar a amada do seu filho. Quando a polícia investiga o caso, Norman assassina também o agente policial, visto que este tenta entrar sorrateiramente na sua casa, numa tentativa de falar com a sua mãe (Norman manteve o cadáver da sua mãe numa cadeira do quarto do segundo andar da sua casa). Norman Bates acaba por ser detido e declarado como louco, sendo internado num hospital psiquiátrico.

Curiosidades: A personagem Norman Bates foi criada pelo célebre cineasta Alfred Hitchcock e era sobretudo baseada no famoso serial killer americano Ed Gein. Devido ao enorme sucesso do primeiro filme, Hitchcock decidiu criar 3 sequelas do original, continuando a história da personagem Norman Bates.